sábado, 1 de outubro de 2011

Plano de Aula - 1ª Verificação de Aprendizagem

PLANO DE AULA

SÉRIE: 3º Ano
TEMA: As Crianças e o Trabalho
DISCIPLINA: História e Língua Portuguesa
CONTEÚDO: Trabalho Infantil: Exploração
OBJETIVO GERAL: Definir o conceito de Exploração Infantil, contextualizando com o cotidiano do público alvo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Comparar a exploração infantil do passado com a do presente;
  • Explorar os malefícios do trabalho infantil;
  • Interpretar o gênero textual: Relato;
  • Relacionar o relato de uma senhora com o cotidiano dos alunos.

DESENVOLVIMENTO:

1ª Etapa: Abordar os conhecimentos prévios dos alunos a partir das imagens abaixo:


Anotar no caderno qual a fotografia retrata uma criança trabalhando na cidade e uma criança trabalhando no campo.
Questionar se os alunos já viram alguma criança que é obrigada a passar o dia todo trabalhando e não tem tempo para estudar ou brincar? Se já viu, contar qual era atividade que ela estava realizando.

2ª Etapa: Mostrar as crianças quais são os malefícios de trabalhar na idade inapropriada:
Tipos de Trabalho
Danos Causados
Em pedreiras
Perda de visão
Produção de seda, cultura da laranja, cultura da cana-de-açúcar
Intoxicação por agrotóxicos
Em carvoarias, em pedreiras e em cerâmicas
Problemas respiratórios
Em aterros sanitários
Intoxicações alimentares
Produção de seda, cultura da laranja, extração de sal
Problemas de coluna
Em pedreiras, em cerâmicas, cultura do sisal
Produção de audição
Em aterros sanitários, produção de seda, cultura da laranja e da cana-de-açúcar
 Picadas de cobras e insetos

3ª Etapa: Aula expositiva sobre a exploração do trabalho infantil

4ª Etapa: Contextualizar o trabalho infantil do passado e do presente, por meio do relato de uma senhora chamada Maria ferreira Maciel.
            “Minha família era muito pobre. Em casa era meu pai, minha mãe, eu e mais três irmãos e duas irmãs. Para ganhar a vida, meu pai trabalhava como empregado em um sítio onde a gente foi morar.
            Meus irmãos que era um pouco mais velhos que eu começaram cedo a ajudar meu pai na roça.
            Com sete anos, eu comecei a estudar numa escola no sítio. Só que eu só pude ir na escola por três meses porque eu precisei ir ajudar meu pai na colheita de algodão. Como a gente ganhava por quilo de algodão colhido, quanto mais pessoas da família trabalhavam, melhor. A gente ia para roça muito cedo, quatro e meia da manhã. Lá a gente passava o dia inteiro e só voltava para casa no final do dia.”

Depoimento cedido em julho de 2004, por dona Maria, aos 87 anos.

5ª Etapa: por meio do relato trabalhado, levantar questionamentos do tipo:
  • Por que dona Maria precisou trabalhar com sete anos?
  • Quais foram os motivos que levaram dona Maria a “abandonar” os estudos?
  • Em sua opinião, quais são as consequências sofridas pelas crianças que precisam abandonar a escola para trabalhar? Comente.

Avaliação: No decorrer das atividades perceber a integração dos alunos, por meio da metodologia usada.

Um comentário:

  1. O planejamento é bem interessante. Mas não identifiquei o uso das metodologias de ensino estudadas.
    Refazer.

    ResponderExcluir