domingo, 27 de novembro de 2011

Relatório do novo plano de aula

RELATÓRIO
  • APRESENTAÇÃO
O presente relatório tem o objetivo de mostrar uma aula realizada numa turma de 3º ano do Ensino Fundamental, do Centro Educacional SESC Ler, em São Lourenço da Mata, como foi solicitado pelo professor da disciplina de Metodologia do Ensino da História II, Ricardo Pacheco, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Com a finalidade de expor novas metodologias, esta aula foi baseada no Estudo do Meio, na Educação Patrimonial e em um Relato, o que mostra que tais métodos contextualizam o ensino de história com as experiências de vida dos alunos e seus conhecimentos prévios, facilitando, desta forma, o ensino da disciplina história, tornando-a prazerosa e humanística.

  • MÉTODOS E TÉCNICAS
Antes de inserir o relato, o estudo do meio e a educação patrimonial na aula, que teve como tema: “Alto do Moura & A Cultura Nordestina”, foi usado um texto de apoio até a utilização das metodologias supracitadas, dividindo-as em vários momentos.
Primeiro, para realçar os conhecimentos prévios dos alunos, foram feitas várias indagações, objetivando uma reflexão dos alunos sobre a importância do Alto do Moura e de Mestre Vitalino para a nossa cultura. Em seguida, foi solicitado que os estudantes registrassem suas opiniões, para que logo após pudesse haver um comparativo com o que ‘se achava a priori’ e ‘o que foi consolidado após os estudos’.
            No terceiro momento, foi feito um estudo, através de um texto, da história de Caruaru e do Alto do Moura, para perceber a compreensão dos alunos em relação à cultura nordestina com estes objetos de estudo.
            Por último, foi realizado um Estudo do Meio, juntamente com uma Educação Patrimonial, sendo tudo isto concomitante a um relato de vida. O Estudo do Meio deu-se na cidade de Caruaru, evidenciando o patrimônio histórico-cultural Alto do Moura. O relato foi narrado por Severino Vitalino, sobre a história de vida do Mestre Vitalino. O que resultou numa produção textual em um diário de bordo, seguida de uma criação artística de obras do artista estudado, sendo apresentado para toda a escola.

  • RESULTADOS
As etapas realizadas nesta aula foram, de modo geral, satisfatórias, pois os educandos mostraram-se, desde o começo, envolvidos neste processo de ensino-aprendizagem, participando, portanto, de forma excelente em todos os momentos.
Sendo assim, a forma que a aula foi conduzida facilitou o envolvimento dos alunos, questionando e respondendo as perguntas solicitadas e produzindo textos de acordo com o que foi lido e ouvido através do texto e relato, respectivamente.

  • DISCUSSÃO
As metodologias estudadas em sala de aula, na Universidade, e aplicadas, também em sala de aula, na escola, reafirmam que é possível estudar história de forma inovadora e agradável, permitindo, assim, o aprendizado dos alunos e uma dinâmica efetiva de ensino, o que torna relevante a divulgação desta aula.

2 comentários:

  1. Bom relatório,
    Apresenta a atividade, mas não articula devidamente as leituras feitas em aula. Frases como "Por último, foi realizado um Estudo do Meio, juntamente com uma Educação Patrimonial, sendo tudo isto concomitante a um relato de vida." evidenciam a não diferenciação, e a não compreensão destas metodologias.

    ResponderExcluir
  2. Pode ter havido algum equívoco meu, na hora da escrita, ou seu, na hora da leitura!
    Mas em nenhum momento eu argumentei que não há diferenciação entre Educação Patrimonial, Estudo do Meio e Relato. Apenas não especifiquei o que seria cada um! Tinha que especificar, é?
    Desculpe-me então. Mas a compreensão do que são tais metodologias e de como elas são engrandecedoras para o processo ensino-aprendizagem, foi muito bem aceita por mim!
    Aguardo a nota e o dia da 3ª V.A., já que não lhe agradei. De novo.

    ResponderExcluir